O PL de Mafra (Coligação Deus Pátria e Família – Unidos Por Mafra) entrou com três representações na Justiça Eleitoral contra três candidatos a vereança da Coligação Mafra Sempre Mais. Duas por propaganda irregular e uma por abuso de poder político. Das três, duas já tem parecer do MP por improcedência. Outra está com defesa apresentada, aguardando pronunciamento do Ministério Público.
A coligação do candidato Celso Strobel alega que uma candidata a vereadora do 15 estava entregando propaganda eleitoral em uma unidade de saúde.
A Justiça Eleitoral arquivou outras duas denúncias feitas contra candidatos da Coligação Mafra Sempre Mais, acusados de suposta propaganda eleitoral irregular. A denúncia do eleitor foi feita através do aplicativo pardal.
Denúncia pelo aplicativo Pardal
O Pardal está habilitado para o recebimento de denúncias de propaganda eleitoral irregular, e ao final disponibilizará um link, para que a eleitora e o eleitor acompanhem todo o andamento do processo.
Ao identificar um problema, a pessoa pode tirar uma foto, gravar um vídeo ou áudio e, por meio do aplicativo celular, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral no estado ou município que fará a análise da denúncia. Além de elementos que indiquem a existência do fato noticiado, deve constar o nome e o CPF da pessoa que fez a denúncia. Todas as denúncias são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da identidade.
O sistema foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.