Internautas se manifestaram nas redes sociais sobre a ocupação de área territorial na Fazenda do Potreiro, em Mafra, por parte de indígenas da aldeia Kenty Jug. Internautas mafrenses, na sua grande maioria, são contrários a ocupação, assim como desejam que as tribos instaladas ao lado da estação Rodoviária, Kaigang e Kenty Jug retornem para o município de Chapecó, de onde vieram e voltem a viver em sua comunidade, lá. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (em áudio) disse que não vê motivos para os indígenas estarem em Mafra, uma vez que, eles têm uma área gigantesca no município chapecoense só para os indígenas e com toda infraestrutura.
O prefeito Emerson Maas postou vídeo explicando a situação e enfocou que, se houve algum acordo entre Prefeitura e indígenas sobre doação de terras foi na administração do ex-prefeito Wellington Bieleck, antes dele assumir a Prefeitura em 2021, sendo que ele desconhece que tal ato seja oficial e aponta que a terra reivindicada pela tribo Kenty Jug é um terreno, anexo à Escola Agrícola, de 10 mil metros quadrados e o município não está negociando tal área.
– Estamos fazendo o que tem que ser feito! A situação envolvendo a presença de indígenas na área urbana de Mafra exige atitude, responsabilidade e ação por parte do poder público — e é exatamente isso que estamos fazendo. Em parceria com os órgãos competentes, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a ordem, a segurança da população e o respeito às leis.
Mafra tem gestão, tem comando e não se omite diante dos problemas. Seguimos firmes, fazendo a nossa parte – disse o prefeito Maas. Ele ainda comentou, no vídeo, desconhecer quem bancou a viagem das famílias indígenas de Chapecó para Mafra. o
https://www.facebook.com/share/v/15s9xyYFE8/
O fato é que cerca de 30 indígenas fizeram ocupação da área pacificamente na manhã de segunda-feira (7), montaram barraca e fizeram fogueiras no local, ritual indicando a ocupação da área.
O cacique Edson Campos Rodrigues disse que o terreno ocupado foi prometido à aldeia durante uma conversa entre a Prefeitura, o Ministério Público Federal (MPF) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – isso em 2023 na administração Maas – o prefeito nega!
Os índios chegaram a fazer manifestação em frente ao prédio da Prefeitura em março e, depois daquela data, disse o cacique Rodrigues, “não tivemos nenhum retorno”.
– Não é nenhuma invasão, a gente só está reivindicando o que está no papel, o que é nosso…que foi acordado junto com o Ministério Público Federal e a Prefeitura- disse o cacique Edson Rodrigues.
A intenção dos indígenas é de permanecer no local e já fazem planos de como vão utilizar a área. Primeiro vão construir casas para abrigar 20 famílias e depois se organizarem, como comunidade em aldeia.
O prefeito Maas esteve na escola agrícola, juntamente com policiais e reportou aos indígenas dizendo que a Prefeitura informou da situação à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e ao Ministério Público Federal (MPF) e, que o Município entrou com ação judicial de reintegração de posse, ou seja para expulsar os índios do terreno anexo a escola agrícola.
Em nota a Prefeitura afirma : que a Funai não apoia ação de ocupação de terra por parte dos indígenas, desfazendo a primeira informação da própria Funai em 2023, quando afirmou que “os índios têm o direto de permaneceram onde quiserem”.
-A própria Funai manifestou-se oficialmente contrária à ocupação, reforçando que não há autorização legal para a permanência do grupo na área em questão – diz a nota.
Continua a nota … reforçamos que as atividades da Escola Agrícola seguem normalmente, sem prejuízo às aulas, e que nenhum aluno ou servidor foi impedido de acessar as dependências da instituição.
Enquanto o MPF e a Funai não se manifestam oficialmente sobre o caso, os internautas opinam…
P… P.. A…
Prefeito manda colocar no mesmo ônibus que trouxe essa gente pra cá levar pra Chapecó não ajudam em nada em Mafra o cacique se gavou no Facebook dizendo que pagou 500 mil em imposto pra prefeitura se ele disse que pagou tudo isso pra que ele quer terra de graça 😏
…Coloque pra trabalhar quero vê se ficam aí a gente passa lá e só churrasco e cerveja pense nas brigas que dá lá minha irmã mora perto e vê tudo cerveja rola lá cambada a gente não pode criar uma galinha que já vem a vigilância mandar da fim nós bicho mas no centro pode e só passar na frente aonde eles moram pra ver se não cuida pisa em cima e uma vergonha isso ali e nem falando dos lixo que nem dá pra comentar senão e capaz de prender a gente kkkkkk
A… H.. F…
E isso aí manda esses ke trouxeram os índios vim busca e levar eles pra Amazônia lugar de índio e lá parabéns prefeito 👍👍👏👏
J… J.. De A…
É isso ai parabéns mais uma vez ótimo atitude, resolver o problema da melhor maneira possível e com responsabilidade, correto 👍
S… S…
Correção para quem nunca estudou história: Povos originários não invadem. Eles são os donos da terra muitos antes dos europeus virem tomar a terra deles. O que eles fizeram no momento só foi tomar uma atitude que a sociedade considera mais drástica, visto que eles estão esperando pacientemente desde 2017, como o prefeito falou, pelo fornecimento de um local para que eles possam viver em paz. Agora, talvez consigam a terra que precisam para viver. A terra é deles.
M… S… G… G…
Parabéns prefeito Emerson Maas. Tem que cobrar os órgãos competentes a FUNAE. Tem que se responsabilizar.
A… L…
Vieram de Chapecó pra Mafra porque lá em Chapecó o Prefeito João Rodrigues faz eles trabalhar aí eles não gostam de trabalhar vieram pra Mafra kkkk
M… S…
Essa semana fui ajudar uma pessoa carente na rua (um jovem com muita fome), conversei com ele e o mesmo relatou que era de Canoinhas, que tinha os documentos que a assistente social da prefeitura de Canoinhas havia feito pra ele e mais 5 pessoas, e tinha colocado no ônibus e mandado para Mafra. Ou seja, enviou pessoas em situação de rua para Mafra resolver o problema. Tem que ficar de olho em tudo. Ele mostrou onde desceram e ainda alertou que os “amigos” eram usuários de crack
N… de S…
Fico revoltada com esta situação, pois nós Mafrenses não tivemos nem um terço dos “privilégios” que os indígenas tiveram e ainda querem arrumar confusão, pra mim isso tudo está acontecendo por politicagem e sinceramente prefeito Emerson Maas infelizmente você caiu no meu conceito, eu pago um absurdo de taxa de esgoto, pago caro para ter água e luz, gostaria de saber se ao menos os indígenas pagam a água e luz que consomem,pois isso é o mínimo, eu não sei se estou enganada ou não mas nunca soube de algum dia ter existido tribo indígena em Mafra, agora que lutem para resolverem essa questão!!!!!
E…L…
Espero que tenha policiais lá fazendo a segurança dos alunos pois os índios tem proteção da funae e nossos filhos que estudam lá quem vai proteger se eles querem terreno tem que trabalhar pr conseguir como qualquer um de nois e ainda pagar imposto
O…DaSil…
Só preste mais atenção no seu vocabulário senhor prefeito. NÃO SE USA MAIS O TERMO ÍNDIOS. O CORRETO É POVOS INDÍGENAS OU ORIGINÁRIOS. Exemplo vêm de cima. Você é nosso representante aqui em Mafra e precisa saber falar. Obrigado pela atenção.
J… F…
Os cachorros de Mafra têm abrigo, já nossos semelhantes…
K… C…
Manda pra Chapecó de volta…servem pra nada🤭
A… C…
…o prefeito de Chapecó funciona
A… G…
Vendo os comentários da para perceber o preconceito que ainda é muito grande até comentários citando animais, esse caso foi invasão inapropriada sim mas temos que ver são famílias do mesmo modo os do lado da rodoviária também são famílias, a desigualdade é muito grande,, é o correto o setores competentes darem uma resposta sim , mas não em um vídeo fazerem grassinhas e comentários idiotas aqui ninguém é dono da cidade de Mafra são moradores já basta ter haters contra as causas animais e agora haters numa situação dessa, se eles querem ou não trabalhar os que citaram isso vão até lá e ofereçam emprego tentem ir lá e dialogar com eles mas não precisa de alvoroço de insultos, até insultos contra o prefeito. Se veem situações assim tentem ver o outro lado também…
R…A…
É gente não é bem assim falar dos índios é fácil mas a gente tem que ter respeito com eles eles são gente igual nós e saber que muitos anos atrás essas terras era todo deles né tem que ter cuidado no que fala e o respeito o povo indiano
P…S…
Tá com pena, pega todos e leva pra tua casa…kkk
J… W…
Manda de volta pra Chapecó
O SBCSul fez uma enquete junto a população mafrense logo após ser publicada matéria em que vereadores mafrenses se manifestaram pela não permanência deles em Mafra – e os mafrenses acreditam que o Poder Legislativo deveria chamar a responsabilidade para si e (fazer uma vaquinha) pagar o transporte de todos os indígenas, de volta à Chapecó.
leia também – https://sbcsul.com.br/poder/vereadores-de-mafra-querem-que-tribo-indigena-retorne-para-chapeco/159604/