O vereador Jonas Schultz (Jonas Dentista) voltou a fazer ataques a Secretaria Municipal de Educação (SME) e disse que diretores de escolas estão sofrendo censura por parte da secretária Jamine Henning. Sem citar nomes, Jonas Dentista colocou que recentemente teria participado de reunião do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-FUNDEB) e ter ouvido de diretores de escolas alguns apontamentos feitos pela secretária Jaminne ao corpo docente, e entre eles que a partir de agora qualquer constatação de irregularidades envolvendo as crianças e adolescentes nas escolas municipais deveriam ser reportadas diretamente à SME e não mais ao Conselho Tutelar e a Polícia, como anteriormente vinha acontecendo. A alegação, era de que havia mudanças no sistema educacional nacional. Jonas Dentista disse que essa informação prestada pela secretária Jaminne é estranha e equivocada e lembrou que consta no Estatuto da Criança e Adolescente, artigo que define multa de 3 a 20 salários mínimos para quem souber algo que esteja acontecendo de errado com um menor e não comunicar ao Conselho Tutelar ou à Polícia.
O vereador Jonas disse que os diretores e professores sofrem uma espécie de amordaça neste período eleitoral por parte da Secretaria de Educação, a qual segundo ele, pretende esconder do público qualquer fato de errado ou criminoso que envolva uma escola municipal, a fim de evitar desgaste político ao atual prefeito Emerson Maas que busca a reeleição.
-Eles (da administração municipal) acham que vivem no Mundo de Nárnia – disse Jonas Dentista, referindo-se ao um mundo fantástico vivido em outra dimensão do tempo, contada em livros e filmes.
Outro ponto levantado pelo Vereador diz respeito ao piso nacional do magistério. Jonas Dentista disse que a secretária Jamine inventa histórias fantasiosas. Ele disse que ouviu de professores e diretores de que a secretária teria dito a eles que o piso do magistério não foi pago pelo Executivo ainda na sua integralidade porque causaria um impacto financeiro negativo no IPMM (Instituto de Previdência do Servidor Municipal).
-O piso dos professores não foi pago porque causaria danos ao IPMM não é verdade, não tem uma coisa a ver com a outra, é querer jogar servidor uns contra os outros …e fala de plano de carreira para os professores…só enrolando, mentira …e a fala correta é dizer que repasses do Fundeb está atrasado por parte da Secretaria da Educação,… é falta de vontade …Não pode ter mais nada de errado no mundo de Nárnia ! – pontuou Jonas Dentista.
Lixo nos containers
O vereador usou a tribuna da Câmara de Vereadores na última segunda-feira, 5 de agosto também para pedir explicações à empresa Seluma que é responsável pelo serviço de recolhimento do lixo em área urbana, a qual mantém dois containers, um na rua Felipe Schmidt e outro enfrente aos Correios sem a devida limpeza, atraindo insetos e animais peçonhentos para os locais próximos devido a sujeira e mau cheiro.