O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em sua agenda em Santa Catarina nesta quinta-feira, 19, visitou Balneário Camboriú e na sexta-feira, 20, Criciúma. Lideranças do PL de todo estado se fizeram presentes em BC, assim como o candidato a prefeito e vice, de Mafra, Celos Strobel e Coronel Dirceu Neundorf. Bolsonaro acompanhado do governador Jorginho Mello (PL) se sentiu a vontade para dar seu apoio aos candidatos de seu partido que o recepcionaram em SC.
Mas Bolsonaro veio a Balneário Camboriú, principalmente, foi para apoiar seu filho, Renan Bolsonaro que disputa uma vaga na Câmara de Vereadores. O clima que deveria ser de festa por parte do PL, com a presença do líder e ex-presidente, não foi totalmente favorável porque outros candidatos do PL que concorrem com o filho do Bolsonaro a uma cadeira na Câmara se sentiram meio que, largados para escanteio quando ocorreu a manifestação oficial do PL em prol das candidaturas da localidade. Bolsonaro se dirigiu a candidatura do prefeito do PL Peeter Lee Grando e lógico deu ênfase a candidatura do filho, não dando a mesma visibilidade e apoio aos demais.
Bolsonaro e Jorginho dão recado aos eleitores de Mafra
Bolsonaro e Jorginho Mello participaram de pequenos vídeos onde manifestaram total apoio aos candidatos Celso e Coronel Dirceu, durante o evento em BC. É certo que só saberemos dos efeitos da visita de Bolsonaro em apoio aos candidatos de seu partido, a partir da próxima semana, quando entramos na fase decisiva de campanha.
O apoio do ex-presidente aos candidatos de seu partido nesta eleição municipal vai ser discutido na casa de cada eleitor bolsonarista, nesta e na principalmente na próxima semana. Pesquisa mostra que, o eleitorado catarinense de direita, tem uma motivação mais local ao votar para prefeito e vereador e as propostas dos candidatos estão sendo mais atuantes na escolha do que uma indicação do líder Bolsonaro, embora isso ainda tenha peso.
O governador Jorginho Mello (PL) se licenciou do cargo até o próximo dia 30. E a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) assumiu o comando do Estado pela terceira vez. O governador vai se engajar na campanha dos candidatos de seu partido.