Uma investigação judicial eleitoral está em trâmite no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e pode levar a cassação da candidatura a vereador de Ronaldo de Mello Wolski – Ronaldo do Posto (PL). O MDB entrou com representação contra o candidato alegando que ocorreu abuso do poder econômico em período eleitoral. As acusações são graves e baseadas em um vídeo e declarações do próprio Ronaldo e de pessoas que foram favorecidas por ato praticado por ele em período eleitoral.
No vídeo, Ronaldo do Posto faz menção de uma iluminação elétrica providenciada por ele e que favoreceu alguns moradores do Condomínio Ouro Verde. No vídeo, o candidato Ronaldo comete o erro de fazer questão que os moradores apareçam na filmagem e pede que se identifiquem o que fere os princípios da lei eleitoral, expondo eleitores em ato caracterizado explicitamente em compra de votos.
…fala pessoal, tô aqui no Condomínio Ouro Verde, hoje foi a estreia da iluminação “ai” pro pessoal que eu tinha prometido ajudar eles aí dessa forma e garças a Deus que a gente tá conseguindo fazer por eles, nós estamos fazendo, palavra dada é palavra cumprida então tá aí ó, o pessoal que vai falar o nome de cada um deles aí ...meu nome é (vídeo completo abaixo).
O vídeo foi amplamente divulgado nas redes sociais, identificando o candidato Ronaldo como o “bom samaritano” que estaria fazendo o bem para o povo, mas que a gentileza tinha um preço, o voto do eleitor. Para a Justiça Eleitoral, esse procedimento é ilegal.
Recentemente, nas redes sociais, um outro candidato a vereador também pelo PL, mesmo partido de Ronaldo, o acusa de receber por baixo dos panos, R$ 20 mil do deputado federal Zé Trovão. O candidato Antônio Correia – o Xuxa da Patrola, diz ser injusto que um candidato tenha dinheiro para fazer campanha e outros da mesma sigla não. A situação é complicada e pode generalizar uma crise no PL de Mafra as vésperas da eleição municipal, uma vez que, a ação de Ronaldo e as declarações de Xuxa pode levar o entendimento do eleitor que postulantes ao cargo de vereador pelo PL estejam envolvidos em casos de corrupção eleitoral.
…é isso aí amigos, um boa tarde do Xuxa a todos do grupo aí. Aos amigos do grupo aí, né, só tem uma novidade pra contar procês pessoal, tem deputado abraçando candidatos, nós de Mafra aí, dando vinte mil reais e outro ajudando com nove mil reais, segundo as boas línguas…Ronaldo do Posto Nove ganhou vinte mil reais aí. Então cobrem a carne dele, cobrem tudo dele que ele ganhou do Ze trovão vinte mil reais, certo.. e daquela vez Zé Trovão veio e abraçou ele e não tem como negar… aparece na conta hoje em dia é assim, a não ser que alguém do meio judiciário, verifique a conta dele ou cai no laranja, não sei, né? Não sei que esse cara é, se é a gente boa, se não é o Ronaldo, né? Aparentemente é gente boa. Mas a dona Liane do Jeferson Lopes ganhou nove mil. Né ! o Ronaldo vinte mil reais dos deputado e nós eu Antônio Correia Xuxa até agora nada. E eu não estou dizendo isso porque eu nem quero na verdade. Isso aí é verba só pra se se argolar com deputados e tudo mais né? Mas eu estou aqui falando e o Jeferson Lopes que entra em contato comigo aí se quiser ele é meio bravinho né? Mas sou de todos os mafrenses aí, mas a hora que eu viro o disco não tem comigo. E não não se enganem comigo, que sou um coitado, são o Xuxa da patrola, sou um trabalhador do povo mafrense. Mas a hora que o bicho pega pra capar comigo não tem. Se quiser entrar em contato comigo aí, tamo aí. Beleza, meus amigo? Eu acho injusto isso aí. Injusto o nosso candidato não tem dinheiro nem pra gasolina pra vim do mato, pra cidade aí, pra participar de reunião e tudo e enquanto isso tem deputados aí carcando vinte mil na conta. Exceto que nós nem conhecemos direito quem que é, o que que fez por Mafra até agora. Certo? O que que o Ronaldo fez até agora me digam pessoal, quem conhece o Ronaldo aí, certo? um puxa-saco e outro tem que ter né? Beleza aí e tamo aí e falo o que sei e falo firme aqui e falo perante o judicial e falo onde eu quiser e não tô fazendo média política, mas acabei de saber agora a pouco, Ronaldo ganhou vinte mil reais do dum deputado aí, Zé Trovão parece que e a dona Liane mulher do Jeferson Lopes nove mil e nós nenhum centavo”, (extraído do áudio postado pelo candidato Xuxa nas redes sociais).
Ouça o áudio :
A decisão da Justiça Eleitoral sobre a candidatura de Ronaldo do Posto, deve ser rápida, haja visto o curto espaço de tempo até as eleições, 6 de outubro. Ronaldo recebeu a notificação judicial e foi até o cartório eleitoral no dia 7 de setembro, tomou conhecimento da denúncia e tem 5 dias para apresentar a defesa, testemunhas e documentos.
O SBCSul tentou contato com o candidato Ronaldo, para ouvir sua versão, mas sem sucesso. O veículo de comunicação está aberto à registrar o que tem a dizer o candidato em sua defesa. o processo está aberto para quem quiser acompanhar no TRE – 0600196-37.2024.6.24.0022