O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (26.mar.2025) que se sente feliz por estar no Japão, mas desapontado com a derrota da seleção brasileira por 4 a 1 para a Argentina nas eliminatórias da Copa do Mundo. A declaração foi feita durante o Fórum Empresarial Brasil-Japão, realizado em Tóquio.
Com bom humor, Lula comentou ainda um episódio curioso: ao preparar o local de seu discurso, os organizadores colocaram um banco para que ele ficasse mais alto. “Hoje é um dia de sentimentos mistos para mim. Feliz por estar no Japão, país com quem o Brasil mantém relações diplomáticas há 130 anos e que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da nossa indústria, tecnologia e agricultura”, afirmou.
Ele destacou a importância da parceria entre os dois países, lembrando a contribuição japonesa para a transformação do Cerrado brasileiro em uma potência agrícola global. “O Brasil nunca esquecerá o que o Japão fez por nossa agricultura, permitindo que nos tornássemos um dos maiores exportadores de alimentos do mundo.”
No entanto, o presidente também expressou sua frustração com o resultado da partida. “Fico triste pela derrota do Brasil por 4 a 1 para a Argentina nas eliminatórias. E, para completar, ainda decidiram que eu sou baixinho e colocaram um banco aqui para eu parecer mais alto – e olha que nem sou tão baixo assim”, brincou Lula.
A seleção brasileira enfrentou a Argentina na terça-feira (25.mar) pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.