No dia 15 de novembro, durante o aniversário de 154 anos do município de Rio Negro, foi realizada no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral a cerimônia que promulgou a Lei nº 3.397/2024, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores e depois sancionada pelo prefeito James Karson Valério.
Um bom público de descendência luxemburguesa compareceu para prestigiar esse importante evento. Além do prefeito, entre as autoridades presentes estava a cônsul honorária de Luxemburgo no Paraná, Andrea Viana, a vice-prefeita de Mafra, Celina Ditrich Veira; o secretário de cultura e turismo de Rio Negro, Gerson Heide, a vereadora de Rio Negro, Isabel Cristina Grossl, o presidente da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil, Valberto Césio May e o representante do Núcleo Regional da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX), Bráulio Renato Moreira.
A lei institui o dia 23 de junho como o Dia Municipal de Luxemburgo no Município de Rio Negro com o objetivo de homenagear os imigrantes luxemburgueses que participaram da fundação do município e contribuíram para o seu desenvolvimento.
A data passa a integrar o calendário oficial de eventos do município, incentivando a participação de escolas, associações culturais e a comunidade em geral nas comemorações. O Poder Executivo poderá promover atividades comemorativas e educativas que ressaltem a importância da imigração luxemburguesa para a história e cultura de Rio Negro, bem como a influência dos descendentes de luxemburgueses na formação da identidade do município.
Tais atividades reforçarão a identificação de Rio Negro como a “Cidade mais luxemburguesa do Estado do Paraná”. A solenidade do dia 15 de novembro oficializou esse importante status. Nos últimos anos diversos cidadãos rio-negrenses resgataram sua cidadania luxemburguesa, fortalecendo ainda mais os laços culturais, históricos e comerciais entre Rio Negro e Luxemburgo.